Bem-vindo!

No blog da Chácara Cantareira você encontra informações sobre os melhores frangos caipiras, receitas, notícias, vídeos, dicas de manejo, e tudo o que você precisa para começar a sua criação ou abastecer os seus clientes dos frangos caipira de mais pura linhagem. Confira!

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Galinhas vs. Escorpiões

Condomínio de São José usa método natural para evitar bicho peçonhento

Em vez de apelar aos produtos químicos para eliminar escorpiões, alguns moradores de São José dos Campos decidiram utilizar um método mais natural -- galinhas d'Angola. Como verdadeiras caçadoras, essas simpáticas aves passeiam por um condomínio em busca deste animal peçonhento. Além da fama de protetoras, contam ainda com a amizade dos moradores, principalmente das crianças.
Desde o ano passado, o condomínio Aquarius 4, na região oeste da cidade, adotou as galinhas d'Angola para acabar com os escorpiões. De acordo com o Centro de Zoonoses este é um controle biológico, que pode ser bastante eficiente desde que adote-se um conjunto de ações como, por exemplo, a eliminação dos abrigos.
A empresária Fancy Moreno Pino, moradora do Aquarius 4, conta que há cerca de dois anos, quando encontrou o primeiro escorpião em sua casa, começou a procurar uma forma de eliminar este bicho.
À época, moradores foram informados pelos técnicos do Centro de Zoonoses que não havia detetização que pudesse resolver este problema e que uma das medidas que deveriam ser tomadas era a eliminação dos locais que serviam de esconderijo, como terrenos sujos e entulho.
"Providenciamos a limpeza dos terrenos do condomínio, mas um ano depois, novamente, os escorpiões apareceram e comecei a ficar assustada quando o último surgiu em meu travesseiro", relata a moradora.

NINHOS - A empresária Fancy Pino contaa que o Centro de Zoonoses informou que no Vale do Paraíba há muitos escorpiões, que se alojam, principalmente, nos cupinzeiros. "Como a maioria dos condomínios fechados como Aquarius e Colinas foram construídos em áreas que antes eram de fazendas, é comum encontrarmos escorpiões", cita.
A idéia de colocar as galinhas d'Angola no condomínio surgiu depois que soube-se que uma escola da cidade havia adotado esta medida e com bastante sucesso. A idéia foi apresentada ao condomínio e colocada em prática desde setembro do ano passado. "Na época compramos seis galinhas, mas esquecemos de cortar as asas e quatro delas fugiram. Depois compramos mais duas, totalizando oito e foi neste período que os escorpiões sumiram completamente, o que mostra que as galinhas são bastante eficientes", explica Fancy.
Segundo a empresária, quase todos os moradores aprovam a presença das galinhas d'Angola no condomínio. "Tem gente que reclama da sujeira (fezes) que elas fazem, mas acredito que este é um problema pequeno perto do perigo que os escorpiões oferecem", acrescenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

* Os valores apresentados nas Fichas Técnicas aqui expostas são meramente referenciais, e foram observados nos criatórios de nossos clientes e fornecedores. O peso, tamanho, sabor, rendimento e outros valores podem sofrer alterações dependendo do manejo, nutrição, ambiente físico, contaminação e outros fatores. Em nenhum caso as tabelas e valores de referência aqui apresentados são garantia da obtenção destes resultados.

stats